A coleção Mare Oceanum Paleográfico tem por objetivo principal a difusão de transcrições de massas documentais inéditas ou de difícil acesso de forma universal e gratuita. A coleção é um dos frutos do Projeto de Extensão intitulado Oficina Permanente de Paleografia, iniciativa criada a partir da compreensão da importância do estudo e treinamento paleográfico para a construção da pesquisa histórica. Seja por causa da linguagem arcaica, ou pelas características peculiares da letra cursiva, a pesquisa em acervos documentais manuscritos apresenta ganhos quando submetida ao devido tratamento paleográfico.
Dentro de um contexto de democratização do conhecimento científico, os acervos digitalizados são essenciais no fomento à pesquisa em História em massas documentais que antes prescindiam da presença física do pesquisador no arquivo. Para além da facilidade de acesso por meio da divulgação de acervos online, a digitalização desses acervos também se constitui numa poderosa ferramenta de preservação documental. A democratização do acesso a esses documentos proporcionada pela coleção reforça a importância do papel social da Universidade Pública como “o lugar incontornável e necessário das ciências humanas, da validade de sua inescapável pluralidade, do caráter minucioso e atento de suas pesquisas, da complexidade e inovação do pensamento gerado.”
A coleção Mare Oceanum Paleográfico surge como uma possibilidade de fomentar a democratização da pesquisa histórica científica por meio da publicação da transcrição de massas documentais. Imbricando pesquisa e extensão, a coleção Mare Oceanum Paleográfico proporciona visibilidade ao trabalho paleográfico desenvolvido pela Oficina, além de disponibilizar à comunidade acadêmica e público interessado um acervo de reconhecida importância e qualidade.